We are all Eggheads: Relato do meu estágio no Colégio de Aplicação
- Ingrid Frank
- 23 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
“Consegui transmitir um pouquinho de conhecimento a esses alunos, não somente sobre língua estrangeira, mas também sobre a vida, assim como eles também me ensinaram muito”
Em nossas diferentes salas de aula da vida, muitas vezes não conhecemos as pessoas com as quais dividimos nosso tempo e espaço; passamos direto por elas sem notar a sua existência, sem notar que ao nosso lado há pessoas únicas e incríveis, cada uma da sua própria maneira. Seguindo essa linha, o medo do desconhecido, às vezes daquele que não permitimos se mostrar, nos faz recuar, nos faz nos distanciar, e, em casos mais extremos, nos coloca em posição defensiva mesmo se não tivermos sido atingidos. O projeto We are all Eggheads, projeto de estágio de língua inglesa aplicado no 8º ano do Colégio de Aplicação, teve como principal objetivo combater o bullying que acontece dentro da sala de aula ao propor atividades em que os alunos pudessem conhecer melhor os seus colegas, aproximando-os significativamente.
Qual foi o objetivo do projeto?
Tendo como eixo condutor um livro reader chamado Egghead, os alunos da turma 80 foram convidados a discutir em pequenos grupos e no grande grupo sobre suas afinidades e habilidades, seus obstáculos e medos, além de conversarem e proporem sugestões de soluções para as atitudes agressivas que praticamos diariamente contra os nossos colegas. Por isso, diversas tarefas de aproximação entre os alunos foram planejadas. Uma das atividades que mais gostei foi a que os alunos tiveram que desenhar o seu trajeto em direção à escola, apontando pontos norteadores em seu caminho, utilizando-se do vocabulário em inglês. Durante essa tarefa pude notar que os alunos ficaram curiosos para saber o caminho dos colegas até a escola, identificando similaridades com os seus próprios caminhos, assim, vendo o colega de maneira diferente. Essa atividade rendeu um mural muito bonito.
Outro momento marcante do projeto foi quando fizemos uma roda de conversa para discutirmos trechos importantes do livro Egghead em que o personagem, Michael, sofre bullying dos seus colegas. Os alunos da turma 80 se empenharam nessa discussão, apresentando experiências próprias e demostrando suas opiniões sobre como podemos evitar essas atitudes violentas. Falamos também sobre como nos sentimos quando somos os alvos do bullying. Um aluno até mesmo sugeriu o trabalho com a música “Pumped up Kicks”, que foi o assunto da aula seguinte, música que também contribuiu para as conversas sobre as consequências graves do bullying.
A tarefa final: alunos conhecendo alunos
Por fim, devo mencionar a tarefa final do projeto que me deixou muito orgulhosa de meus alunos. Foi proposta aos alunos a escrita de um texto em forma de diário sobre um dia feliz em suas vidas, da mesma forma que o Michael de Egghead também escreve no livro lido pelos alunos. A escrita em uma língua estrangeira não foi imediatamente aceita pelos alunos. Entretanto, após vários momentos de incentivo e de trabalho com os textos,os alunos se dedicaram e escreveram textos muito legais sobre diferentes momentos felizes: por exemplo, o dia que uma aluna ganhou um prêmio em um campeonato de judô; o dia em que um aluno ganhou o seu computador; o dia que uma aluna foi na casa da sua melhor amiga pela primeira vez; ou o dia em que um aluno conheceu a sua namorada. E o mais legal dessa tarefa foi quando os alunos compartilharam os seus escritos com os colegas. Pude ver a curiosidade e a surpresa no olhar dos alunos ao conhecerem uma faceta nova que não sabiam existir em seus colegas. Essa última atividade me fez ver que o projeto valeu a pena!
O que ficou pra mim dessa experiência?
Eu, Mariana, fui professora estagiária durante esse projeto. Como uma estagiária, entrei na sala de aula do oitavo ano pela primeira vez com muitas expectativas, entretanto, percebo hoje que os pequenos detalhes das nossas aulas é que fizeram a grande diferença. Claro que, se eu pudesse voltar, eu faria algumas mudanças no projeto e na minha prática pedagógica – talvez eu tivesse mais pulso firme com os alunos, ou talvez eu procurasse me integrar melhor com os alunos como uma professora, não somente como uma estagiária. Entretanto, os pequenos resultados do projeto We are all Eggheads me fizeram ver que eu consegui transmitir um pouquinho de conhecimento a esses alunos, não somente sobre língua estrangeira, mas também sobre a vida, assim como eles também me ensinaram muito.
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